Nabor Wanderley apresenta Projeto de Lei quanto a assistência às pessoas com epilepsia

0

nabor

Com o intuito de melhorar a qualidade vida das pessoas com epilepsia no Estado da Paraíba, o deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), apresentou um Projeto de Lei de sua autoria que dá prioridade à prevenção da epilepsia e assistência às pessoas epilépticas no Estado e dá outras providências.

 

De acordo com o PL, os estabelecimentos das redes de saúde pública e privada do Estado, conveniadas ao Sistema Único de Saúde- SUS ficam incumbidas de proceder quanto ao diagnóstico da patologia e à assistência aos pacientes, bem como, estará prevista a compatibilidade com pessoas portadoras de outras patologias previstas em atos normativos.

 

Nabor Wanderley explicou que foi bastante procurado por pessoas que são epilépticas e que necessitam de um atendimento mais célere nas unidades hospitalares. “Com o diagnóstico em mãos, o paciente com essa patologia deverá comunicar à unidade hospitalar sobre sua patologia para que este seja atendido com mais agilidade”, esclareceu.

Segundo a Associação Brasileira de Epilepsia, ‘os indivíduos que apresentaram uma primeira crise epiléptica foram seguidos por até 72 meses para verificação  do risco de recorrência de novas crises. Foi observado que após uma única crise o risco de recorrência de uma segunda foi de 26 a 40% em cinco anos. Após duas crises, o risco de uma terceira foi de 59 a 87% em quatro anos e após a terceira crise, o risco de uma quarta não se altera por esta razão, deve-se iniciar o tratamento após a segunda crise’.

Os procedimentos que as pessoas com epilepsia devem adotar quando da necessidade de exames e assistência médica, é o fato que justifica a presente propositura, com vistas à proteção das pessoas portadoras dessa patologia.

Assessoria

Sobre o autor

Comente