Na Tribuna, Nabor registra pedido de recuperação do acesso que liga o Centro de Patos ao Jatobá e reforça pedido de manutenção dos mananciais

0

Em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB) fez um registro sobre a audiência que participou, na terça-feira (12), juntamente com a prefeita de Patos, Francisca Motta (PMDB) e o diretor do Departamento de Estrada de Rodagens do Estado da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira, onde solicitaram providências em relação a parte do acesso que liga o Centro da cidade a Zona Sul, que compreende o Jatobá e bairros adjacentes, feito pelo Governador Ricardo Coutinho, que está bastante danificado devido as chuvas e o grande volume de carros que circulam no local.

“Fomos solicitar do DER que exija da empresa que fez o serviço à recuperação de todo o acesso danificado. E recebemos do Dr. Carlos Pereira e Dr. Hélio Cunha Lima o compromisso de que irão agir rapidamente para a solução desse problema”, registrou Nabor.

Na oportunidade, o parlamentar falou também sobre sua preocupação com os mananciais que durante muito tempo ficaram secos e agora começam a ser abastecidos com a água das chuvas e precisam passar por uma avaliação e manutenção para que não ocorram problemas futuramente.

Nabor tomou como exemplo o caso da Barragem da Farinha, em Patos, que durante muito tempo esteve seca e hoje está com um volume em torno de 35% da sua capacidade, mas tem apresentado vazamentos em sua parede, e talvez com um volume de água maior possa colocar em risco a sua sustentação de água, podendo surgir algum problema na barragem e dessa forma prejudicar, principalmente, a cidade de Patos que está localizada logo abaixo da Barragem da Farinha.

“Estamos solicitando do Governo do Estado, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Infraestrutura, da própria AESA, que se faça uma manutenção e uma avaliação da barragem, verificando os riscos que ela pode sofrer e procurar consertar o problema. Mas, que também essa solicitação seja extensiva ao DNOCS para que essa mesma avaliação seja feita nos mananciais dos açudes e barragens pertencentes ao DNOCS”, ressaltou o deputado.

Nabor lembrou ainda que sua preocupação vem desde fevereiro de 2015, quando apresentou um Requerimento de Indicação ao Governo do Estado para que se constitua uma comissão de fiscalização com fim de proceder uma perícia semestral em escolas, barragens, adutoras, rodovias, pontes, viadutos e edificações de domínio público do Estado da Paraíba, e posterior publicização em forma de laudo técnico para o conhecimento da sociedade, priorizando o período de recesso escolar e os períodos não invernosos.

Assessoria

Sobre o autor

Comente