VI Conferência Municipal das Cidades reúne diversos segmentos em Patos

0

Representantes de entidades públicas e civis de Patos estiveram reunidos durante sexta e sábado para discutir os problemas da cidade e sugerir propostas que ofereçam melhores dias para a população. Com base no tema nacional “A função social da cidade e propriedade”, aconteceu nos dias 15 e 16 de abril, na Associação Comercial e Industrial de Patos, a VI Conferência Municipal da Cidade.

De acordo com o secretário de Articulação Social de Patos, Taunaí Dantas, conferências dessa natureza objetivam ampliar o debate acerca dos desafios de transformar os Municípios em espaços mais justos e assegurar o direito à cidade.

“É um espaço onde a sociedade avalia em que medida as políticas públicas, de Habitação, Saneamento, Transporte e Mobilidade, entre outras estão sendo concretizadas para a redução da segregação social”, conta.

A secretária de Infraestrutura e presidente do Conselho Municipal das Cidades, Assunção Trindade, ressaltou a importância da realização da conferência para o desenvolvimento de Patos. “É a conferência mais importante que nós temos, tendo em vista que trata diretamente com a população e com a qualidade de vida. É um momento que a sociedade pode participar, discutir e buscar por melhorias para o seu bairro e para a cidade”, falou.

A abertura da conferência foi realizada às 20h00 da sexta-feira (15). Os debates em torno dos quatro eixos de discussão aconteceram no sábado (20).

Os eixos de discussão foram:

Eixo 1: O Brasil Urbano: A cidade e da Propriedade.

Eixo 2: A função social da cidade e da propriedade.

Eixo 3: O plano diretor.

Eixo 4: A cidade que queremos.

Durante as conferências municipais e estaduais, são definidas as diretrizes a serem debatidas na Conferência Nacional. O material deve subsidiar os debates da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as prioridades de atuação do Ministério das Cidades.

Participaram da VI Conferência Municipal da Cidade, representantes e membros de segmentos do Poder Executivo Municipal, Movimentos Sociais e Populares, Entidades Empresariais, Organizações Não Governamentais, Entidade de Trabalhadores, Comunidade Acadêmica.

Assessoria

Sobre o autor

Comente