Compartilhe

Em reunião com Conselho Municipal de Saúde, prefeito garante pagamento do PMAQ

O prefeito interino de Patos, Sales Júnior, esteve reunido na última sexta-feira, dia 12 de julho, com membros do Conselho Municipal de Saúde. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Conselho, Claudemir Bento, o conselheiro José Edilson, o conselheiro e presidente do GIAASP, Luciano Dias, o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Paulinho Lacerda e a presidente da Associação de Moradores do Conjunto Noé Trajano, Francisca Aparecida.

Três pontos referentes ao Conselho foram discutidos na reunião: pagamento do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), sede própria e autonomia financeira.

Na oportunidade, o prefeito informou que o pagamento do PMAQ já está garantido.

“Nós já assumimos o compromisso que iremos pagar. Desde que assumimos o recurso está sendo transferido para a conta do custeio do município. Estamos guardando para não mexer no dinheiro do PMAQ porque tem que dá a ele uma definição correta que é transferir, ratear para os servidores municipais que têm o direito de recebê-lo. Nós já temos, praticamente, esse recurso completo, iremos entrar com uma contrapartida para poder complementar e, nos próximos dias já estaremos divulgando a data do pagamento. É um compromisso nosso ter essa responsabilidade, esse cuidado de poder gerir bem os recursos do nosso município”, afirmou Sales Júnior.

Atualmente, o Conselho Municipal de Saúde funciona em uma casa alugada e paga pela Prefeitura de Patos, porém, há uma determinação do Ministério Público para que o Conselho funcione em prédio do município. O prefeito informou que já autorizou a adequação de um prédio da Prefeitura para o funcionamento do órgão. A autonomia financeira também foi uma reivindicação exposta, uma vez que a dotação orçamentária está prevista na lei municipal nº 4.973/2018.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento, avaliou como positiva a reunião, uma vez que as demandas do Conselho foram expostas ao prefeito que, de imediato, já acionou a solução por meio do Secretário de Saúde e Procuradoria do Município.

“Uma avaliação positiva. Nós trouxemos aqui uma demanda do Conselho que precisávamos discutir com o prefeito porque o Poder Executivo precisa tomar conhecimento de algumas dificuldades que o Conselho vem enfrentando ultimamente devido a questões burocráticas. Mostramos a ele (Sales Júnior) as dificuldades e ele, de pronto, já passou para o Procurador do Município a parte jurídica para procurar resolver”, avaliou Claudemir.

O presidente do Conselho disse que foi pego de surpresa pelo prefeito interino, Sales Júnior, ao ser informado, juntamente com os demais membros, que o recurso do PMAQ já está em conta e que o pagamento será feito nos próximos dias.

“O prefeito nos surpreendeu dizendo que nesses três meses conseguiu captar recursos e conseguiu guardar esse recurso para ser feito esse pagamento, e ele agora nos afirma que esse pagamento será feito nos próximos dias”, disse.

 

Classificados

Ainda na sexta-feira, dia 12, o prefeito recebeu uma Comissão formada por professores, vigilantes e auxiliares de serviços classificados no concurso público 01/2018. Na oportunidade, foi debatida a possibilidade de convocação.

Sales Júnior informou que irá buscar a possibilidade de convocação o mais rápido possível, uma vez que a Prefeitura está trabalhando com contenção de despesas para viabilizar a efetivação desses classificados.

"Juntamente com a nossa contabilidade, setor financeiro, iremos buscar essa viabilidade o mais rápido possível. Precisamos tentar porque nós sabemos que eles estão aptos, embora não sejam aprovados, mas classificados. Mas, estão aptos, preparados, e foi um investimento que eles fizeram para ingressar na Prefeitura de Patos através do concurso", explicou.

Coordecom

« Voltar

Política

Chico Mendes surge em pesquisa como um dos LÍDERES mais lembrado pelo povo da Paraíba,no SERTÃO sua liderança ganha projeção

Política

Prefeito de Uiraúna que foi flagrado colocando propina na cueca é posto em liberdade

Economia

CIDADES Prefeito Chico Mendes anuncia pagamento antecipado dos servidores municipais para dia 10 de julho

Política

João Azevêdo está fazendo muito pelos municípios nesta pandemia e parte dos prefeitos não fala, diz Chico Mendes; assista vídeo

Saúde

Prefeito determina mutirão de testes rápidos em comunidades rurais e nos distritos de São José de Piranhas

Política

Pandemia: com trabalho mais intenso da Prefeitura, São José de Piranhas passa da bandeira laranja para amarela

Política

Senado define votação do adiamento das eleições na próxima terça-feira

Política

“O maior cabo eleitoral de Bolsonaro foi a facada”, diz Lula à rádio da PB