Compartilhe

Senado define votação do adiamento das eleições na próxima terça-feira

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou, nesta quinta-feira (18/06), que a Casa deve votar na próxima terça-feira (23/06) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para adiar as eleições municipais deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus. O texto já está em construção, segundo ele, pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), designado relator da matéria.

A previsão é de que as eleições, previstas inicialmente para outubro, fiquem para novembro – o primeiro turno deve ser no dia 15 de novembro e o segundo, onde houver, no dia 29. No Congresso, tanto Alcolumbre quanto o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se manifestam contrários à prorrogação de mandatos.

“Os eleitores que foram às urnas há quatro anos escolherem prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos de duração. Eu pessoalmente sou contra a prorrogação de um mandato eletivo, pois seria um estelionato eleitoral”, declarou o senador.

A ideia é que na segunda-feira (22/06) seja feita uma sessão virtual para debater as primeiras propostas do texto. Como as datas estão estabelecidas na Constituição, o adiamento na eleição deste ano precisa ser feita via PEC.

“O relator, acompanhado de consultores e advogados, esteve reunido nesta quinta-feira com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, e com seus assessores. Eles começaram a elaborar uma proposta de texto para a alteração do Ato das Disposições Transitórias da Constituição”, explicou Alcolumbre.

crédito: metropoles

« Voltar

Política

Chico Mendes surge em pesquisa como um dos LÍDERES mais lembrado pelo povo da Paraíba,no SERTÃO sua liderança ganha projeção

Política

Prefeito de Uiraúna que foi flagrado colocando propina na cueca é posto em liberdade

Economia

CIDADES Prefeito Chico Mendes anuncia pagamento antecipado dos servidores municipais para dia 10 de julho

Política

João Azevêdo está fazendo muito pelos municípios nesta pandemia e parte dos prefeitos não fala, diz Chico Mendes; assista vídeo

Saúde

Prefeito determina mutirão de testes rápidos em comunidades rurais e nos distritos de São José de Piranhas

Política

Pandemia: com trabalho mais intenso da Prefeitura, São José de Piranhas passa da bandeira laranja para amarela

Política

Senado define votação do adiamento das eleições na próxima terça-feira

Política

“O maior cabo eleitoral de Bolsonaro foi a facada”, diz Lula à rádio da PB